Pular para o conteúdo principal

Executando Mongodb como serviço no windows

Olá

No inicio de testes com esta base NoSQL é muito comum sempre iniciarmos via cmd com comendo mongod. Mas depois de um certo tempo quando estamos mais concentrados na programação e esquecemos de levantar o serviço via cmd, se torna interessante ter ele ja registrado e iniciado automaticamente ao iniciar o sistema operacional. Neste post gostaria de mostrar como registrar e executar o mongodb como serviço no windows.



Primeiramente, após a instalação do mongodb (famoso next -> next-> finish) e criação da pasta data em C:\data\, é necessário adicionar na variável de ambiente PATH o seguinte caminho:
C:\Program Files\MongoDB\Server\3.4\bin

Obs: o 3.4 deve ser alterado de acordo com a versão que você tem instalada em sua máquina.

Após ter a variavel registrada abrir cmd como ADMINISTRADOR e digitar:

mongod --install --logpath="c:\data\log.txt"

Após este passo você terá registrado o mongo como serviço do windows, e poderá iniciar o mongo como serviço.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Migrando repositório TFS para GIT

Chega o momento em que decidimos migrar do TFS para GIT por 'N' motivos e benefícios que esta migração pode trazer. Caso você tenha uma repositório de longa data e queira manter o histórico de checkins, o  git-tfs auxilia nesta tarefa. Uma das minhas formas preferidas para instalar é através do chocolatey . Com o chocolatey instalado em sua máquina basta abrir o powershell em modo admin e digitar: cinst GitTfs No powershell para clonar o repositório TFS para seu repositório git você deve digitar o seguinte comando: git tfs clone http : //meutfs.com $/diretoriotfs c : /diretorio-alvo-clone --branches=all -u=CORP\Usuario -p=****** Para mais opções de comando segue link do github do projeto.

Upload de arquivos sem refresh na página

Olá. Algumas vezes temos a necessidade de enviar dados sem dar refresh na página. Mas isto torna-se mais engenhoso quando entre estes dados temos arquivos. Para solucionar este cenário temos uma facilidade com jQuery. Para enviar arquivos é necessário trabalhar com os parâmetros de ajax contentType e processData. No exemplo abaixo temos uma função genérica que servirá tanto para formulário com ou sem imagem: $(form).on('submit', function () {     var data;     var contentType = "application/x-www-form-urlencoded";     var processData = true;     if ($(this).attr('enctype') == 'multipart/form-data') {         data = new FormData($(this).get(0));//seleciona classe form-horizontal adicionada na tag form do html         contentType = false;         processData = false;     } else {       ...

Dica: Extensão Indentar código VUE Visual Studio Code

Olá Por muitas é necessário um atalho para formatar o seu código fonte no editor de texto. Para formatação de HTML, CSS, JS e afins no visual studio code você pode utilizar o: HTML Snippets Mas esta extensão acima não formata arquivos de template .vue . Para formatar este tipo de arquivos é necessário instalar alguma outra extensão. Entre as que busquei a que faz o serviço da melhor forma atualmente utilizando o atalho alt+shift+f   é o plugin ventur: Vetur Este plugin é muito bom mesmo. Facilitou bastante a formatação de fontes em templates .vue. É isso espero que ajude;)