Pular para o conteúdo principal

Criando testes em aplicação angular com Protractor

 Ao longo do desenvolvimento de sua aplicação fica cada vez mais difícil de testar todos os cenários possíveis conforme incluímos novas funcionalidades. Este é um velho assunto e mais uma vez a automação de testes esta ai para nos ajudar.

Se você esta criando suas aplicações em angular e sente a necessidade de saber se as páginas funcionam conforme o esperado, é uma boa prática implementar os testes com o PROTRACTOR



Quando você cria uma aplicação com angular cli, são incluídos os arquivos necessários para realizar testes automatizados com protractor. Estes arquivos podem ser encontrados no diretório e2e/src. Na pasta são encontrados arquivos de configuração do protractor e os arquivos iniciais para com os testes com código similar ao a seguir:




Na construção dos testes você terá a disposição a união matadora do jasmine na parte de checagem com teste unitário e o selenium na parte de execução de navegador com teste de sistema. A organização de arquivos para teste contém uma combinação de arquivo .po.ts e outro .e2e-spec.ts. Por padrão toda iteração com navegador como navegação e obtenção de elementos deve ficar no arquivo po.ts, que conterá nossos objetos da pagina ou page objects. No arquivo e2e-spec é onde incluímos a lógica dos testes utilizando jasmine e importando a class de page objects para interagir com objetos do navegador e validar o sistema. Existe uma longa lista de métodos prontos para utilizar em seus testes e todos eles podem ser acessados na pagina de api do protractor

No código a seguir irei exemplificar alguns testes simples para verificar dados na tela. Neste código são testados navegação para url de página categorias, existência de tabela categorias e existência de linhas no corpo da tabela.



Para executar os testes e2e criados na sua aplicação basta digitar:
ng e2e 

Após a execução do comando no terminal, o resultado dos testes foram os seguintes:


O código de exemplo pode ser visto no github.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Migrando repositório TFS para GIT

Chega o momento em que decidimos migrar do TFS para GIT por 'N' motivos e benefícios que esta migração pode trazer. Caso você tenha uma repositório de longa data e queira manter o histórico de checkins, o  git-tfs auxilia nesta tarefa. Uma das minhas formas preferidas para instalar é através do chocolatey . Com o chocolatey instalado em sua máquina basta abrir o powershell em modo admin e digitar: cinst GitTfs No powershell para clonar o repositório TFS para seu repositório git você deve digitar o seguinte comando: git tfs clone http : //meutfs.com $/diretoriotfs c : /diretorio-alvo-clone --branches=all -u=CORP\Usuario -p=****** Para mais opções de comando segue link do github do projeto.

Upload de arquivos sem refresh na página

Olá. Algumas vezes temos a necessidade de enviar dados sem dar refresh na página. Mas isto torna-se mais engenhoso quando entre estes dados temos arquivos. Para solucionar este cenário temos uma facilidade com jQuery. Para enviar arquivos é necessário trabalhar com os parâmetros de ajax contentType e processData. No exemplo abaixo temos uma função genérica que servirá tanto para formulário com ou sem imagem: $(form).on('submit', function () {     var data;     var contentType = "application/x-www-form-urlencoded";     var processData = true;     if ($(this).attr('enctype') == 'multipart/form-data') {         data = new FormData($(this).get(0));//seleciona classe form-horizontal adicionada na tag form do html         contentType = false;         processData = false;     } else {       ...

Dica: Extensão Indentar código VUE Visual Studio Code

Olá Por muitas é necessário um atalho para formatar o seu código fonte no editor de texto. Para formatação de HTML, CSS, JS e afins no visual studio code você pode utilizar o: HTML Snippets Mas esta extensão acima não formata arquivos de template .vue . Para formatar este tipo de arquivos é necessário instalar alguma outra extensão. Entre as que busquei a que faz o serviço da melhor forma atualmente utilizando o atalho alt+shift+f   é o plugin ventur: Vetur Este plugin é muito bom mesmo. Facilitou bastante a formatação de fontes em templates .vue. É isso espero que ajude;)